Esse mês eu me comprometi a fazer um post aqui pro blog todos os dias. Tem dias que são mais fáceis, que tenho material já pensado ou ensaio pra publicar, e outros são mais sofridos e eu fico aqui quebrando a cabeça, pensando em como eu poderia contribuir, divertir ou ajudar você de alguma forma.
E aconteceu uma coisa muito engraçada. Ontem foi o último dia de um curso de fotografia. E dentre outros exercícios propostos, estava separar cinco das minhas imagens autorais favoritas, e descobrir porque gosto tanto delas.
Como falei, foram vários exercícios, e eu nem estava mais pensando neles.
E voltando a hoje, e à minha dificuldade de chegar com um tema aqui, recorri ao meu “vaso de idéias”, não sei se vocês conhecem. É simplesmente um pote em que eu listei vários tópicos que achei em blogs e na minha cabeça e coloquei em papeizinhos, para serem “sorteados”, exatamente em dias como esses. (Tem um pouco dessa idéia do vaso aqui nesse link).
E qual papel eu sorteio? – “Compartilhe suas imagens pessoais autorais favoritas e porque gosta delas”.
Sério isso?
Tá, fiquei sem opção…
Mas na verdade acho mesmo esse exercício de olhar pras suas imagens super importante. Olhar mesmo, de forma crítica, prestando muita atenção do que você gosta e do que não gosta. Pra repetir, ou evitar. Acho isso válido pra qualquer coisa na vida, anda juntinho com o auto-conhecimento, e não precisa ser aplicado apenas pro contexto profissional. Vai te fazer melhor em qualquer área da sua vida.
Então… Vamos a elas?
1. Nossa, essa é a número 1. Como eu amo essa foto! É claro que minhas fotos favoritas tinham que ser dos meus filhos, mas essa acho especialmente forte. Acho o olhar dele muito profundo, sério e ao mesmo tempo inocente, adoro o desfoque ao fundo. Eu tambem gosto de colocar imagens que acho fortes em preto e branco, pois reduzimos muito as distrações e focamos no que é realmente importante. É ou não uma foto vencedora?
2. É claro que a Lulu tinha que vir em seguida, e essa é a uma das minhas preferidas. Mais de 1 ano depois, essa foto permanece tão fiel à personalidade dela! Um olhar vivo, alegre, uma cara sapeca… assim é minha filha. Fico tão feliz te ter essa foto!!!
3. Vocês já devem ter percebido que tenho uma quedinha por fotos de crianças fofas, né? Pois nem sei o que dizer dessa foto! Foi feita no meu primeiro ensaio profissional (se quiser saber um pouco mais de como foi, clique aqui), e apesar de eu ter cortado a mão direita dele (porque ele se movia ultra rápido), eu amo essa foto. O que funciona? A expressão dele, tambem sapeca com um misto de curiosidade, a mãe atrás vigiando e babando, as cores suaves, enfim… Vai pras fotos Top5.
4. Foto com cara de revista, né? Foi num ensaio de gestante (está inteiro aqui se quiser ver mais do ensaio), de uma cliente tímida e que não é habituada a ser fotografada. Uma mulher comum! Linda, mas cheia de autocríticas. E acho que nessa foto ela conseguiu se achar linda. Missão cumprida!
5. Tambem daquele primeiro ensaio da foto 3. Mãe e criança se divertido, bebê peladinho, contraluz e de novo o preto e branco que funcionou. E sabem o que mais, ela estava grávida (no começo, mas o Pedrinho já nasceu, tem até ensaio dele aqui ). Diz tanto uma foto dessas né?
Bom espero que tenham gostado! Acho que a moral da história é que pessoalmente, as minhas imagens autorais favoritas são aquelas que tem uma história por trás. Que transmitem emoções, que vão eternamente refletir aquele momento na vida de quem foi fotografado. Um olhar penetrante, um jeito sapeca, um resgate de amor-próprio, um amor em forma de imagem.
E você? Já parou pra ver olhar pras suas fotos dessa forma? Eu sugiro fortemente, você vai aprender muito.
E depois volta aqui ou numa das redes sociais (tem links no cantinho ao lado) pra me contar? Vou amar.
Deixe uma resposta