Uma pergunta que recebo com frequência é: qual o melhor horário pra fazer um ensaio?
Quem já me conhece, sabe que sou fotógrafa de luz natural, e que uso qualquer iluminação artificial (isso inclui flash) em casos extremos. E o motivo é muito simples, eu simplesmente acho luz natural linda. Luz natural é suave e as pessoas não ficam com aquele brilho branco na testa que denuncia um flash. As sombras tambem se formam suavemente e o resultado tem tudo a ver com o estilo que eu gosto.
Muitas pessoas acham que um ensaio que fica com um estilo leve e luz suave é alcançado com qualquer tipo de luz, dependendo apenas de uma edição bem feita. Mas isso não é verdade, de forma alguma! Vai ser muito difícil ter um resultado com luz suave se ele for fotografado naquela luz do sol de meio-dia, em que a testa brilha e a sombra embaixo dos olhos das pessoas fica escura (olhos de guaxinim, rs) e as demais sombras parecendo traçadas com uma linha. Isso é o que chamamos de luz dura, e nos ensaios de família eu evito a todo custo, porque realmente não fica legal.
Nos ensaios em casa ou no estúdio, já não tem tanto problema, não temos o sol na cabeça então o ideal é simplesmente fotografar em horários que haja luz suficiente. Nesse caso, o povo já sabe que já chego na casa das pessoas apagando todas as luzes (a louca), realmente só o que fica é a luz natural.
Mas nos ensaios externos, um pouco mais de cuidado é necessário. Como fazemos pra chegar naquele resultado com luz suave que falei lá no começo?
Quando o sol está fraco, ou seja bem cedo ou à tardinha.
Quando falo bem cedo é cedo mesmo, sendo o ideal começar o ensaio quase junto com o nascer do sol. A luz fica linda e temos que lembrar que ela vai piorando, ficando muito forte. Então no Rio de Janeiro por exemplo, aonde fora do horário de verão em geral o sol nasce às 6, o horário de ensaio ideal seria lá pras 6:30, com 1 a 1,5h de duração.
No fim do dia, no Rio de Janeiro em geral o sol se põe às 18h, mas dá pra aproveitar umas horinhas de luz mais suave antes. Em geral na meia hora antes do sol se pôr já está mais escuro, pode render uma fotinho ou outra mas é bom não contar com isso. Então, o ideal é marcar o ensaio tipo 16h e dá pra fazer um ensaio inteiro com calma e luz bonita.
Em dias nublados o ideal é até fazer esses ensaios à tarde um pouco antes, pois em geral escurece mais cedo.
Se for impossível, inviável fazer o ensaio em algum desses horários, o ideal realmente é que o ensaio seja feito em ambiente interno ou em um lugar com muita sombra (o que os americanos chamam de “open shade”). Não vou mentir, o ensaio não vai ficar com uma luz tão bonita. Mas pelo menos tambem não vai ficar com a qualidade comprometida por aquela luz dura que já mencionei (pânico da luz dura, sentiram? )
Essa foto acima por exemplo foi feito na festinha de 1 ano da Eva, foi um piquenique e não tinha como ser em outro horário. O que fizemos? Fugimos para a sombra! 🙂
Bom, espero que tenha respondido a essa dúvida tão frequente, e que todos tambem passem a enxergar a luz!
Deixe uma resposta