Eu nunca tinha reparado isso antes de começar a estudar fotografia. Mas porque em algumas fotos a pessoa fica mais “viva”do que em outras? É, literalmente, por conta daquele brilho nos olhos.
Este brilho nos olhos, que em inglês chamamos de “catchlights” nada mais é do que o reflexo da fonte de luz nos olhos da pessoa. Faz uma baita diferença se você consegue isto nas suas fotos!
E o melhor é que conseguir este efeito é bem simples.
Aqui o que fazer: Posicione a pessoa de frente para a fonte de luz.
Isso vai ser muito bom pra você tambem começar a reparar na luz e em suas nuances. Fotografia nada mais é do que a arte de “escrever com a luz”, e observar de onde vem, como criar os contrastes luz/sombra vai mudar todo o seu entendimento pra tirar fotos incríveis.
Dentro de casa, o melhor ângulo pra conseguir este brilho é virando a pessoa num ângulo de 45 graus, de frente para a janela. Ou seja, se você se posicionar de costas pra janela e a pessoa estiver olhando para você, provavelmente o brilho estará lá.
Na rua, as fotos ficam mais suaves quando tiradas na sombra e não debaixo do sol forte, e mesmo assim você consegue o efeito deste brilho nos olhos se virar a pessoa de frente para a fonte de luz (sol!).
Se na composição que você quer a pessoa não está de frente para a fonte de luz, você tem que dar um jeito da luz incidir nos olhos dela mesmo assim, e isto pode ser resolvido com o uso de um refletor. E não necessariamente você precisa de um refletor como o dos fotógrafos. Há refletores naturais no ambiente que você pode passar a reparar e utilizar, como uma parede branca. Até mesmo se você estiver usando uma camisa branca ela pode funcionar como refletor. Em casa, uma cartolina branca tambem é uma idéia.
Os fotógrafos são absolutamente enlouquecidos por esse brilho nos olhos, e sinceramente não é por acaso. A foto perde muito em vivacidade e não retrata a emoção da pessoa tão bem sem ele.
Mas claaro que tenho várias fotos que amo, mesmo sem o brilho, e o que importa mesmo é se você gostou da foto! Na verdade quem não entende de fotografia, como pode ser o caso de amigos ou familiares, não sente nada faltando.
Mas agora que você entende, repara só e tenta tirar umas fotinhos com as tais “catchlights”, vai…
E se tiver dúvidas ou comentários, manda pra cá que vou adorar te ouvir!
Deixe uma resposta